![]() |
| AÇUDE E SERRA GRANDE- CAMPO MAIOR - PI |
Nos primeiros momentos da história do Piauí, nos deparamos com alguns exploradores que aqui estiveram aprisionando índios desbravando e conquistando terras, e apropriando-se destas para montarem suas fazendas. Algo que já é consenso entre historiadores é que estas primeiras fazendas serão mais tarde embriões de vilas e cidades e aqui podemos falar de Bitorocara, fazenda instalada por Bernardo de Carvalho Aguiar, que, segundo o campomaiorense e historiador Pe. Cláudio Melo, teria sido a origem de Campo Maior, embora até hoje não se saiba com precisão o local de instalação daquela fazenda.
Muitos homens figuram na história do Piauí, entre eles conquistadores como Domingo Afonso Mafrense, fundador da fazenda Cabrobó depois Mocha, que deu origem à atual cidade de Oeiras, primeira capital, sendo portanto considerado como o colonizador do Piauí.
Depois dele, muitos outros vieram e também exploraram nossas terras e dizimaram muitos índios existentes nesta região. Isso fez com que o Piauí se tornasse conhecido como o estado que teve todos os seus índios mortos ou expulsos. Nesse contexto destacam-se Bernardo de Carvalho Aguiar e Domingos Jorge Velho, sendo este o bandeirante que entrou para a história por ter chefiado o desmantelamento do Quilombo Palmares.
Muitos homens figuram na história do Piauí, entre eles conquistadores como Domingo Afonso Mafrense, fundador da fazenda Cabrobó depois Mocha, que deu origem à atual cidade de Oeiras, primeira capital, sendo portanto considerado como o colonizador do Piauí.
Depois dele, muitos outros vieram e também exploraram nossas terras e dizimaram muitos índios existentes nesta região. Isso fez com que o Piauí se tornasse conhecido como o estado que teve todos os seus índios mortos ou expulsos. Nesse contexto destacam-se Bernardo de Carvalho Aguiar e Domingos Jorge Velho, sendo este o bandeirante que entrou para a história por ter chefiado o desmantelamento do Quilombo Palmares.
As hoje terras do Piauí estiveram entre os anos de 1635 e 1714 ora sob a jurisdição de Pernambuco, ora da Bahia e em 1715 passaram para a jurisdição do Maranhão por ato régio. Em 1718 com a criação da colônia, ainda sob a jurisdição e dependentes do Maranhão sendo que somente em 1811 passa a ter governo independentes. No livro “O Município no Piau-1761/1961”, seu autor José Patrício Franco faz a seguinte afirmação;
“A influência política e administrativa exercida pelo governo da capitania do Maranhão, além de estovar-lhe o desenvolvimento, a manteve subjugada e sujeita às medidas mais injustas, inclusive de um ato que teve as mais graves repercussões, qual aquele que pretendeu por uma resolução do Ouvidor Mor, Antônio José da Fonseca Lemos, declarar devolutas todas as terras do Piauí que os governadores de Pernambuco e Bahia iam dando a quem as requeria. (p. 20)"
A criação de Fazendas para exploração de terras foi marcante e decisiva para o surgimento de povoações, vilas e cidades. O gado, durante muito tempo, foi a principal fonte de riqueza destas terras, abastecendo de carnes grande parte do Brasil e fazendo muito dos primeiros fazendeiros (quase todos portugueses) ricos e prósperos.
A criação da Vila de Campo Maior se deu através de carta régia em 19 de junho de 1761, já com o atual nome que veio por determinação portuguesa, sendo que sua instalação só aconteceu um ano depois, em 08 de Agosto de 1762, com a presença do primeiro governador do Piauí, João Pereira Caldas.
O dia 28 de dezembro de 1889 é a data em que Campo Maior passa de vila a cidade, pelo decreto nº 01 do primeiro governador republicano do Piauí, Taumaturgo de Azevedo.
Os textos que apresentamos a seguir, “Campo Maior” e “Nossa Pecuária”, de Irmão Turuca e “Retórica de vaqueiro” falam de datas, tempos, homens e riquezas...
A criação de Fazendas para exploração de terras foi marcante e decisiva para o surgimento de povoações, vilas e cidades. O gado, durante muito tempo, foi a principal fonte de riqueza destas terras, abastecendo de carnes grande parte do Brasil e fazendo muito dos primeiros fazendeiros (quase todos portugueses) ricos e prósperos.
A criação da Vila de Campo Maior se deu através de carta régia em 19 de junho de 1761, já com o atual nome que veio por determinação portuguesa, sendo que sua instalação só aconteceu um ano depois, em 08 de Agosto de 1762, com a presença do primeiro governador do Piauí, João Pereira Caldas.
O dia 28 de dezembro de 1889 é a data em que Campo Maior passa de vila a cidade, pelo decreto nº 01 do primeiro governador republicano do Piauí, Taumaturgo de Azevedo.
Os textos que apresentamos a seguir, “Campo Maior” e “Nossa Pecuária”, de Irmão Turuca e “Retórica de vaqueiro” falam de datas, tempos, homens e riquezas...

Nenhum comentário:
Postar um comentário